Paróquia no Youtube: comunique muito mais com vídeos

O YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos no formato digital. É o site mais popular da sua categoria. O material armazenado no YouTube pode ser disponibilizado em sites, blogs e outras redes sociais. E o melhor: é grátis!

paroquia-youtube-comunicacao-catolica

Me permitam continuar falando bem do Youtube. É preciso, afinal são muitos os pontos positivos desta ferramenta que podem ser utilizados à serviço da comunicação católica. E é isto que você veio fazer aqui: aprender, para comunicar mais e melhor a Boa Nova no ambiente digital.

O Youtube tem mais de 1 bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da internet. Preste atenção no que vai ler agora! Todo santo dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube. É o terceiro site mais visitado do mundo. É fantástico!

Sabe o que o Youtube fala sobre o Brasil? Que o Brasil é o segundo país em consumo de vídeo do portal. Os smartphones dos brasileiros são os dispositivos preferidos para assistir aos vídeos na internet.

Provavelmente você deve estar se perguntando, como pode usar o YouTube na comunicação da sua paróquia? Vamos responder agora:

1. Grave as homilias

A primeira dica (e mais óbvia) para sua paróquia, é utilizar o YouTube para publicar as homilias gravadas durante as Missas. Atualmente já é permitido a postagem de vídeos longos, com mais de 40 minutos de duração, sem necessidade de dividir em vídeos menores e sem precisar migrar para uma conta paga. Converse com seu pároco. Não deixe de praticar esta ação por achar que não tem equipamento de qualidade. Comece com o que tem! Com o tempo você terá equipamentos melhores.

2. Resumo da Homilia

Apesar da possibilidade de publicar a homilia completa no YouTube, sabemos que as pessoas geralmente não tem tempo para assistir vídeos longos. Uma alternativa seria a postagem de um resumo da homilia, com duração entre 3 e 5 minutos, contendo uma narração com áudio de qualidade. Confira abaixo um exemplo deste recurso, produzido pela Rádio Vaticano:

3. Avisos e Notícias

Produza vídeos sobre os principais avisos ou notícias da sua paróquia e publique no YouTube. Para esta ação, é importante que a pastoral da comunicação colete as informações com precisão e defina as pessoas envolvidas na produção e pós-produção do vídeo (repórter, filmador, editor). É ideal o compartilhamento de vídeos curtos como estes nas redes sociais. Favorece um alcance maior de pessoas, transmite para o público credibilidade na informação e contribui para uma melhor participação nos eventos da paróquia.

4. Testemunhos

“As palavras convencem, mas os testemunhos que arrastam”. Leve o mundo offline para o YouTube. Não é algo tão complexo de ser executado e pode impactar muitas pessoas. Apresente histórias de conversão, graças alcançadas, apresente as pastorais e movimentos da paróquia, histórias vocacionais, etc.

5. Entrevistas

Gere conteúdo formativo para o seu público. Elabore pautas e entreviste seus pároco, leigos que possuem um conhecimento maior sobre alguns assuntos da Igreja, e ajude as pessoas a se aprofundarem ainda mais na fé.

6. Conteúdo Musical

Alguns sites católicos já utilizam este recurso para apresentar uma melodia do salmo dominical. Esta ação é ideal para aproximar a pastoral da comunicação das outras pastorais, como a pastoral de música e a pastoral de liturgia.

7. Transmissão ao vivo

Através do Google Hangouts é possível fazer transmissões ao vivo. Marque um horário, divulgue e transmita ao vivo. Para esta ação é muito importante uma boa conexão de internet, principalmente se a transmissão for realizada da igreja.

Essas são algumas dicas que preparamos para que a sua paróquia utilize o YouTube no plano de ação da pastoral da comunicação. Compartilhe com os membros da sua pastoral e amigos. Estamos juntos na missão de comunicar a Boa Nova.

Até o próximo artigo!