A Pascom precisa conhecer o público que quer alcançar

Um dos eixos no qual a Pastoral da Comunicação está alicerçada é a produção. Antes da pascom iniciar qualquer produção, é fundamental que ela conheça o público-alvo para o qual deseja comunicar.

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos fala que:

Essas produções podem ser suscitadas a partir de estudos, pesquisas, necessidades de grupos ou regiões, contribuindo significativamente com a prática comunicacional. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n.252).

Saber para quem a pascom está comunicando, fará toda a diferença na missão da pastoral. A eficácia da comunicação está diretamente relacionada à percepção de quem irá recebê-la.

O conhecimento do público-alvo impactará diretamente os canais de comunicação que a pascom irá trabalhar. Não há porque escolher um canal que ninguém utiliza não é mesmo? Não se deve estar em tudo, mas sim, onde seu público está.

Essa pesquisa sobre o público-alvo é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Alguns aspectos que ajudarão neste processo:

• Faixa-etária;
  • Escolaridade;
  • Interesses;
  • Comportamentos;
  • Hábitos;
  • Desafios;
  • Frustrações;
  • Quais mídias preferem;
  • Quais tecnologias usam;
  • Onde buscam informações.

Lembre-se de considerar também que em seu público pode haver visitantes que acabou de chegar na cidade, que não conhece sua paróquia, assim também como pessoas que ainda não tiveram uma experiência com Deus.

Após ter todas essas informações, a pascom terá mais clareza para definir as abordagens nas ações de comunicação e onde expor seus conteúdos.

Espero que tenha gostado do post! Nos vemos no próximo artigo!

Av. Lúcio José de Menezes, 1353
Apto 06
Pacajus – Ceará

contato@paroquiananet.com

O PODER DA COMUNICAÇÃO É A PROXIMIDADE!