Paróquia no Facebook: Produzir conteúdo para a fanpage

facebook-para-paroquias-comunicacao-catolica

O Facebook é uma rede social gratuita criada no ano de 2004, e atualmente é o segundo site mais popular do mundo, contabilizando mais de 1 bilhão de usuários cadastrados. Pesquisas recentes, apontam que em cada 10 brasileiros 8 estão conectados no facebook.

Diariamente, as pessoas se conectam no facebook para conferir seus “feeds de notícias”, publicarem seus pensamentos, compartilharem conteúdos que acham relevantes, realizarem pesquisas, trabalhar, vender, etc. Ou seja, para nós que devemos anunciar a Boa Nova oportuna e inoportunamente (II Tm 4,2), é importantíssimo nossa presença neste ambiente.

Mas nada é tão fácil quanto parece. Não basta apenas criar uma fanpage e pronto. Devemos ter a consciência que as pessoas que acessam procuram informações rápidas, atualizadas, que seja relevante para elas. Para ajudar a sua pastoral da comunicação, sua paróquia nesta missão, destacamos alguns pontos:

1. Conhecer o seu público

Aprofunde-se nos gostos que o seu público possui, no que interessa a eles (citações, liturgia diária, artigos, notícias da igreja). Saiba os horários que mais acessam. Se você não sabe como fazer isso, realize pesquisas com seus seguidores, levante enquetes sobre que conteúdo gostaram de receber.

2. Crie conteúdo exclusivo para o Facebook

Se a sua paróquia possui um site ou blog, é evidente que um link com as informações publicadas deva ser compartilhado no facebook. Porém, gerar conteúdo exclusivo para o facebook é muito importante. Utilize imagens nas suas publicações para despertar a atenção do leitor, NÃO ESCREVA textos longos, publique vídeos com conteúdos próprios da sua paróquia.

3. Monte um calendário editorial

A frequência de produção e publicação dos seus conteúdos é muito importante. Para organizar esse processo um calendário editorial ajuda bastante. Defina as datas, horários, as pautas de conteúdo, temas a serem trabalhados, etc. Não permita que o seu público entre nas suas ferramentas de comunicação e as encontre desatualizadas.

4. Avalie seus resultados sempre

Conheceu o público, montou um calendário editorial, produziu o conteúdo, publicou, agora é o momento de avaliar o impacto que ele está causando. Veja se gerou interação entre os usuários, observe o alcance das publicações, compartilhamentos, enfim, avalie se os objetivos das suas estratégias foram alcançados.

Até o próximo artigo!