O que é a PASCOM?

Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que passou pela cruz, antes de subir ao céu confiou aos apóstolos este mandato missionário: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Bento XVI, no início da sua mensagem para o 81º Dia Missionário Mundial, nos fala que “não cessam de ecoar, como chamada universal e apelo urgente”, as palavras com as quais Cristo confia aos apóstolos este mandato missionário.

Evangelizar os povos, é missão da Igreja, missão dos batizados, missão do povo de Deus. Diante disso, não podemos negar que a comunicação é parte indispensável na igreja.

Marca-oficial-Pascom-2019

A PASCOM, como é chamada a Pastoral da Comunicação, nasce da necessidade da igreja de se comunicar. Esta pastoral se insere na vida da Igreja não como uma pastoral a mais, mas como suporte, integrando todas as demais pastorais, gerando comunhão e fortalecendo a unidade.

Assim fala o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil sobre a “Identidade da Pastoral da Comunicação”:

A PASCOM estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n.244).

Para ser este instrumento de comunhão já falado acima, a PASCOM precisa estar em comunhão com o pároco na paróquia, com o Bispo na diocese, alimentando-se daquilo que a Mãe Igreja oferece e estando atenta ao que profissionalmente existe na área da comunicação.

O diretório ainda continua mostrando o que é necessário para que a PASCOM seja fecunda em sua missão:

Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa nova de Jesus Cristo, é necessário que a PASCOM ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n.244).

Quanto mais a PASCOM colaborar com a ação evangelizadora da Igreja, mais suas ações ganharão sentido.

A Pastoral da Comunicação precisa atuar como uma grande rede, com muitíssimos pontos espalhados e interligados, fazendo com que tudo que diz respeito ao Evangelho e a vida da comunidade de fé, seja conhecido por todos, para que cada homem e mulher encontre nosso Senhor Jesus.

A PASCOM não é somente tirar fotos, alimentar as redes sociais da paróquia, criar programas de rádio e TV, produzir conteúdos para sites paroquiais. A PASCOM vai além!

Quando bem trabalhada, a pastoral da comunicação favorece o ser humano a crescer enquanto pessoa, que possuirá valores embasados na Palavra de Deus e na Eucaristia, sendo também testemunha e vivendo o mandato missionário de Cristo, por onde o Senhor o enviar.

Há muito mais para se falar sobre a PASCOM. Não iremos parar por aqui. Este artigo foi apenas o início de uma longa caminhada que faremos juntos. Queremos contribuir com a formação dos agentes de comunicação católica. Em postagens futuras, falaremos mais sobre a atuação da pascom, organização, e outros assuntos relacionados a esta pastoral.

Espero que tenham gostado! Até o próximo post!